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Método Análise Comportamental Aplicada(ABA) Setembro 17, 2010

O Modelo (ABA) – Análise Comportamental Aplicada consiste na aplicação de métodos de análise comportamental e de dados científicos com o objectivo de modificar comportamentos.

O autismo é uma das áreas nas quais a análise comportamental tem sido aplicada com sucesso. As teorias subjacentes a este campo são da autoria de B. F. Skinner, tendo os primeiros estudos no autismo surgido no início da década de 60 com vários investigadores, entre os quais se salientam Charles Ferster, Ivar Lovaas, Montrose Wolf and Todd Risley. Desde esta altura, centenas de investigadores têm documentado a eficácia dos princípios e métodos ABA no desenvolvimento de um grande leque de competências importantes e na redução de problemas comportamentais em indivíduos com autismo.

Não é uma cura mas, de acordo com as evidencias cientificas, é a terapia com melhores resultados. A evolução de cada pessoa através de um programa ABA depende de vários factores, nomeadamente:

a) Das capacidades e competências do sujeito;

b) Das suas necessidades;

c) Da forma como o modelo é implementado.

Os autênticos programas ABA para alunos com autismo combinam vários métodos cientificamente validados que são adaptados individualmente. Recorre-se à observação e à avaliação (em termos de frequência, intensidade e duração) do comportamento do indivíduo, no sentido de potenciar a sua aprendizagem e promover o seu desenvolvimento e autonomia. Envolve o ensino da linguagem, o desenvolvimento cognitivo e social e competências de auto-ajuda em vários meios, dividindo estas competências em pequenas partes/tarefas que são ensinadas de forma estruturada e hierarquizada. É dada muita importância à recompensa ou reforço de comportamentos desejados/adequados, ignorando/minimizando e redireccionando/desencorajando comportamentos inadequados.

 

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