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Síndroma de Asperger Setembro 15, 2010

A Síndroma de Asperger é geralmente diagnósticada por volta dos seis anos de idade e tal como acontece com o autismo, tem maior incidência no sexo masculino do que no feminino. Os primeiros sinais de alerta surgem quando os pais começam a detectar o uso pouco adequado e usual da linguagem por parte da criança, ou quando as suas brincadeiras são igualmente pouco usuais.

Apesar de por vezes ser confundida com o Autismo, a Síndrome de Asperger apresenta aspectos-chave, que a tornam distinta do Autismo. Em primeiro lugar, a criança com SA raramente apresenta um quadro de deficiência mental, embora muitas crianças possam registar um baixo funcionamento intelectual.

Outro aspecto é o apresentarem áreas de interesse restrito e interesses peculiares. Socialmente, são descritas como “estranhas”, sendo o desenvolvimento social a área mais comprometida.

 RECOMENDAÇÕES:

  • Demonstre o seu apreço pela capacidade intelectual da criança, encorajando a aprendizagem e a expansão criativa dos seus interesses sob a forma de projectos de expressão artística que envolvam o uso de tinta e cola;
  • Esteja atento e descubra situações que envolvam a interacção positiva da criança com os seus colegas. A crianças com SA poderá vir a precisar de bastante apoio para encontrar a melhor forma de o fazer;
  • A criança com SA é capaz do ponto de vista intelectual, logo devemos usar  formas racionais de ajudá-la a desenvolver competências de interacção.

 

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