Educaprof's Blog

Just another WordPress.com site

Perfil Psicoeducacional (PEP) Setembro 17, 2010

O Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R) é um instrumento para avaliar o desenvolvimento de crianças autistas e com transtornos do desenvolvimento semelhantes. A sua origem é o Centro TEACCH, na Carolina do Norte. Nesse sentido, o PEP-R fornece informações referentes ao funcionamento do desenvolvimento nas áreas de: (1) Imitação, (2) Percepção, (3) Motora Fina, (4) Motora Ampla, (5) Coordenação Olho-Mão, (6) Desempenho Cognitivo e (7) Cognitivo verbal.

Além disso, o PEP-R comporta itens para avaliação de níveis de anormalidades comportamentais nas seguintes áreas: (1) Relacionamento e Afecto (cooperação e interesse por pessoas); (2) Brincar e Interesse por Materiais; (3) Respostas Sensoriais e (4) Linguagem, com o propósito de auxílio diagnóstico.

O PEP-R é constituído por um kit, contendo uma série de materiais pedagógicos e/ou com carácter lúdico, como encaixes de madeira coloridos, livro de imagens, fantoches, objectos com suas respectivas fotografias, bolinhas de sabão, massinha de modelar, bola e materiais gráficos (papel, giz). Esses materiais são parcialmente padronizados, uma vez que o kit pode ser montado pelo próprio avaliador, seguindo as especificações dos autores. A avaliação efectua-se através de actividades estruturadas em forma de jogo/brincadeira.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s